Loja Style Me – Moda Feminina e Acessórios Estilosos

Moda Feminina. Elegância ao seu alcance…

E esse tal de Couro Envernizado (Vinil) , realmente é couro?

Deixe um comentário

Há um monte de termos que as pessoas tendem a atribuir aos acessórios lisos e brilhantes, tais como: couro vinil, vinil patente, couro verniz, couro envernizado e PVC.

É tudo a mesma coisa? E é tudo couro legitimo? E como saberei a diferença?

 

bolsa de couro azul

Bolsa de couro verniz

 


Pois bem, como consumidora também fiquei curiosa, e fui pesquisar.

Para responder à primeira pergunta: Não.

E para responder à segunda questão, sim, desde que seja corretamente identificada.

Para responder à terceira questão: vamos discutir algumas técnicas.

 

Definição

couro vinil envernizado

 

Couro envernizado é couro revestido de verniz ou de folhas de plástico pré-formado. Este tipo de couro possui uma superfície brilhante, parecida com um espelho. O verniz utilizado pode, ou não, ser pigmentado, podendo ter por base:

  • óleo vegetal que seca e endurece – normalmente utiliza-se o óleo de linhaça
  • derivados da celulose, como a nitrocelulose
  • produtos sintéticos (incluindo termoplásticos) – normalmente utilizam-se plásticos de poliuretano
Se a folha de plástico pré-formado for utilizada para revestir o couro, normalmente é constituída por poliuretano ou policloreto de vinil (PVC).
A superfície do couro envernizado não é, necessariamente, lisa. Pode ser gofrada – talvez para imitar a pele de crocodilo – ou artificialmente apergaminhada, plissada ou granida. Mas deverá ter sempre um acabamento brilhante, parecido com um espelho.
Para ser classificado como couro envernizado, a espessura do revestimento ou da folha não deve ser superior a 0,15 milímetros.
Couro envernizado revestido é couro revestido com uma folha de plástico pré-formado com uma espessura superior a 0,15 milímetros mas cuja espessura é inferior a metade da espessura total do artigo acabado. Possui o mesmo acabamento parecido com um espelho que o couro envernizado, e, por vezes, é designado por «couro revestido envernizado». Fonte: trade.ec.europa.eu
História

O processo originou-se com o alto laquering de couro, chamado Japanning. Em tempos mais modernos, Seth Boyden é creditado para aperfeiçoar o processo de criação de couro em 1818, assim chamado porque o processo já foi patenteado (!!).  Naquela época, um revestimento de linhaça foi colado ao couro para criar um acabamento de alto glos. Hoje em dia, o seu tipicamente um produto de petróleo que está ligado. Isto não é para ser confundido com imitação de couro de poliuretano, ou couro PU (ou ainda ecológico) , que é feito como substituição de couro para ser “respirável”.

Couro PU é imitação de couro é o que um monte de gente se refere como “couro”, quando na verdade não é. Ele tem um acabamento altamente brilhante e é um produto de petróleo ou um vinil. Por causa do material, a cor pode ser mais consistente no processo de fabricação e uma maior flexibilidade produz todas as cores do arco-íris e, em seguida, alguns. O vinil é normalmente feito com poliéster.

O primeiro couro ecológico foi lançado em 1964. Foi de fácil limpeza, mas duro e não respirável, o que fez com que seja ideal para bolsas estruturadas, mas não tão ideal para sapatos. DuPont deixou a marca dele em 1971. Há outros nomes patenteados de substitutos brilhantes como Clarino do Japão.

PVC. Na verdade, o PVC é o cloreto de polivinilo. O ingrediente em que faz com que “vinil PVC”, mas não o produto final. Como este é o termo comum em roupas e acessórios, e não uma aula de química, vamos com “PVC”. Vinil PVC usado em bolsas, cintos e outros acessórios. É muito mais flexível do que couro ecológico, tornando-o assim mais versátil e mais prático para algumas utilizações. É comumente utilizada em acessórios, como cintos, guarnição, algumas bolsas, como sacolas, aventais, e outros. O material também tem seguidores nos mercados boudoir e fetiche.  :O 🙂

couro envernizado vinil sex toys

Só para descontrair 😛

Como identificar couro genuíno. 
Há apenas não  uma resposta definitiva … mas aqui estão algumas pistas …

Isto pode ajudar se você tem um item em suas mãos, ou está comprando on-line.

1) Os itens podem ser carimbados “couro genuíno” ou “couro legítimo.” No entanto, há momentos em que as letras douradas saem, as etiquetas rasgam e se separam .

2) Quando um produto genuíno fica danificado nos cantos, ele irá se comportar como o couro faz, ficar levemente desgastado .

Já o couro PU é provável que vai  rasgar e você pode ver ou sentir o suporte.

3) Veja a parte do forro e da estrutra da bolsa, e todosacabamentos finais. Itens com couro ou forros de camurça são sempre genuíno. Ocasionalmente eles podem ter cetim . Forros de vinil indicam PVC. PVC pode ter forros de tecido também, mas nunca de couro. Poliuretano tipicamente tem cetimnas tramas, poliéster, ou feltro (às vezes os fabricantes são criativos!). Mas nunca couro.

4) Cor. Couro genuíno tradicional não vêm em uma vasta gama de cores como o PU. São cores escuras e tradicionais, como preto, marrom, vermelho, azul marinho é o mais comum e os outros mais raros. Pastéis seriam uma raridade, pois é difícil de tingir o couro a cor mais clara do que a sua cor natural, a menos que ele passa por outra manipulação ou tratamento (que é caro!). PVC também pode entrar em praticamente qualquer cor.

bolsa de mao de couro vinil colorida transpassada 3
5) Data. Quanto mais velho um item (meados dos anos 60 pré) o mais provável é ser de couro genuíno. Mas isso não significa que ele é.

6) Teste da agulha. Se você absolutamente precisa saber, você pode levar uma agulha quente e suavemente  picar um pequeno buraco no couro. Se o pino derrete ou passa por apenas a camada de superior, é couro. Se ele vai até o fim … não é. Não recomendado a menos que você realmente precisa, uma vez que irá danificar o item.

bolsa de mao couro envernizado verde boca vermelha
Divirta-se, e eu espero que este breve esse guia ajudara a te encontrar exatamente o que você está procurando, ou não sabia que você precisava!
Confira nossas bolsas de couro legitimo verniz:
bolsa de mao de couro vinil colorida transpassada amarela azul rosa
bolsas de mao de couro vinil coloridas florais transpassadas
Anúncios

Autor: lojastyleme

Bem-vindo ao blog da Loja Style Me - Moda Feminina e Acessórios Estilosos . Somos e-commerce de moda feminina de roupas importadas. Somos apaixonadas pelo estilo e inovações, e decidimos trazer para nossa terrinha produtos inéditos, sempre visando alta qualidade e funcionalidade dos mesmos. Valorizamos sempre o nosso cliente, e por isso só trazemos as peças de testadas a aprovadas para vocês. Trabalhamos com alguns produtos a pronta entrega, e outros enviados direto do fabricante no exterior, e sem impostos, visando sempre menores custos para o cliente. Com esse modelo de frete , que normalmente é gratuito, conseguimos preços bem abaixo do mercado! Pois nosso maior objetivo é sua satisfação! Venha conhecer nosso site: www.lojastyleme.com.br Temos imenso prazer que te receber em nosso blog, aonde vamos te atualizar sobre os produtos novos, tendências do mercado e estilo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s