Helow, amores, passada a semana de SPFW, onde acompanhamos os novos lançamentos de grifes e estilistas com tendências super diferentes e democráticas (Sim. Nessa temporada vimos peças para todos os gostos e estilos!) fiquei me perguntando: o que toda mulher tem que ter no armário? A resposta veio como um flash: Um bom pretinho básico.

Essa peça é O curinga no guarda roupa feminino. Ele pode ser clássico, romântico, moderno, ousado, casual, sensual ou básico. O importante é que o preto básico nunca sai de moda, é atemporal e todas amam pela sua elegância e facilidade de combinar com diversas peças, tornando-o indispensável e muito amado por todas!


A primeira aparição do “pretinho básico” como o conhecemos atualmente, foi em 1926 criado pela Maison Chanel e espalhado pelo mundo através da revista Vogue. Até então somente senhoras ou jovens que estavam de luto podiam utilizá-lo.
Com a chegada da depressão da quebra da bolsa de 1929 até a grande Guerra, as mulheres tiveram que deixar de lado toda essa magia da moda vanguardista e vestira todas as cores escuras, inclusive macacões para assumir postos industriais. Os homens foram a guerra e elas tomavam os postos e o comando da nação.

Christian Dior, no fim da década de 40 apresenta seu new look e causa um frenesi. O pretinho básico estava de volta e pelo visto veio para ficar! Nas décadas 50, 60 e 70, os vestidos pretos fizeram a cabeça das mulheres e as mais elegantes o vestiam, combinados com colares de pérolas como Jackeline Kennedy e Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo, o figurino foi assinado pela Maison Givenchy. Um verdadeiro sucesso!


Já na década de 70, o pretinho básico tradicional ficou mais escondido e ganhou versões em crochê e tricot usado poucas vezes em batas e coletes. A concorrência com as cores psicodélicas ficou acirrada e quem disse que ele não teria mais espaço se enganou. Na década de 80 as mulheres dominaram o mercado de trabalho e precisavam de roupas neutras e elegantes para disputar esse espaço com os homens. O pretinho básico estava de volta! Yeah!

Na década de 90 até os dias atuais, o “pretinho básico” continua presente e vem sendo aprimorado em novas formas e tecidos. Se tornou universal e faz parte do dia-a-dia de milhares de mulheres pelo mundo. Abaixo vamos citar alguns dos modelos mais vestidos:
O “pretinho básico” pode ter diversos cortes, e ganhar novas versões, como por exemplo: criativo, moderno, romântico, clássico, dramático, sensual, casual, esportivo, chique, longo, curto, tomara que caia, acinturado, com renda, com manga, sem manga, geométrico, tecnológico, assimétrico e despojado. São milhões de variações e tipos, basta escolher o que combine mais com você e ser feliz.




Ahhhh….uma dica preciosa: O pretinho básico muda de cara de acordo com os acessórios utilizados, eis algumas dicas de acessórios e peças para combiná-los sem perder o charme: tênis, saltos, sapatilhas, botas, jaquetas jeans, jaquetas de couro, maxi colares, bolsas maxi, hand bags, colares de pérolas, maxi pulseiras, coletes, camisas, meias, cardigãs, blazers, echarpes e cachecóis. O pretinho fica maravilhoso com praticamente tudo que você imaginar, só cabe a você encontrar o seu favorito e combinar!
Vem conferir os nossos e escolher o que você mais curte!
www.lojastyleme.com.br