Floral abstrato: Saiba como usar essa tendência

Olá meninas!

Na moda nada mais é a cara da primavera e do verão do que estampas coloridas e floridas, não é mesmo? E se eu te disser que o floral abstrato é uma aposta para a estação?

O inverno já está no final e as tendências de modas da Primavera Verão começam a aparecer nas vitrines de todas as lojas. Já sabemos, é claro, que terá muita cor. Afinal Primavera/ Verão combina com colorido.

Mas além do mix de cor também tem, é óbvio, estampas florais, pois é uma tendência atemporal e que combina perfeitamente com a época.

Porém para diversificar esse combo de colorido + floral, as passarelas deste ano decidiram trazer a beleza do floral abstrato para a nova estação.

As estampas florais abstratas são aquelas que remetem a flores, mas não exatamente têm uma forma definida. Ela é diferenciada por conter flores com formatos mais abstratos, sabe? Os traços são mais livres e artísticos.

 

A estampa floral abstrata foi criada para ser uma variação da estampa floral já tão conhecida, utilizada e amada por todas nós, principalmente no verão.

E ela não é a única a ser uma modificação da estampa floral, você sabia disso? Vem que eu vou te contar TU-DO!

Como surgiu a estampa floral?

Apesar de ser uma tendência atual, a estampa floral já apareceu nas passarelas por diversas vezes. Isso porque seu surgimento foi há bem mais tempo do que imaginamos. A estampa floral teve sucesso na Índia, no século 18, começou a ser utilizada no movimento artístico Art Nouveau.

O movimento Art Nouveau ou Arte Nova é conhecido pelo desejo da sociedade da época em representar através da arte em si o contexto histórico em que passava. Em meio inovações e revolução industrial, a sociedade estava em busca da originalidade, qualidade e da volta ao artesanato.

Por isso na Arte Nova a sociedade criou uma nova forma de objetos, móveis, tecidos, roupas, acessórios, dando espaço a curvas assimétricas e formas botânicas exuberantes.

A partir de então tudo que tinha entrelaçamentos de folhagens e flores e traços alongados formando arabescos com um toque gracioso e exagerado ficou conhecido como estilo floral.

As principais estampas florais

Desde quando surgiram as estampas florais, milhares de versões são encontradas na moda. Veja os estilos mais comuns:

  • Estampa floral clássica

A mais conhecida e utilizada, a estampa clássica de floral possui diferentes modelos de flores e folhagens em uma só peça. São flores e folhagens com cores mais alegres e quase sempre de tamanhos médios.

Vestido Longo Preto Floral Ciganinha Ombros a Mostra
Vestido Longo Preto Floral Ciganinha Ombros a Mostra

 

Vestido Longo Floral Costas Decotadas Fenda Lateral
Vestido Longo Floral Costas Decotadas Fenda Lateral
  • Estampa floral liberty

Você já deve ter visto alguma peça de roupa com flores pequenas. Essas são conhecidas como estampas florais liberty. Este nome é uma referência de uma das primeiras marcas a oferecer tal padronagem, a Liberty of London.

 

Vestido Floral Liberty Curto Tomara que caia
Vestido Floral Liberty Curto Tomara que caia

 

Vestido Longo manga 3/4 Estampado Boho Western Verde
Vestido Longo Estampado com manga 3/4 Boho Western Verde
  • Estampa maxi floral

Como já dá para perceber pelo nome, essa estampa floral se refere às flores enormes. Por serem grandes, as flores são bem chamativas e são o ponto central do look, transmitindo contemporaneidade e uma vibração alegre.

Vestido Longo Floral Preto e Verde
Vestido Longo Floral Preto e Verde

 

Vestido Midi Rodado Retro Print Rosa
Vestido Midi Rodado Retro Print Rosa
 
  • Estampa floral gráfica

Nessa outra opção de estampa disponível no mundo da moda, as flores são desenhos com traços que inclui contornos e formas sem efeito de sombra e luz.

As estampas com elementos gráficos são modernas e podem transmitir desde um ar de descontração até diversão e elegância.

Vestido Longo Preto Floral Vazado na Cintura e com Laço nas Costas
Vestido Longo Preto Floral Vazado na Cintura e com Laço nas Costas

 

Macaquinho Tomara que Caia Estampa Floral Verde
Macaquinho Tomara que Caia Estampa Floral Verde
  • Estampa floral tropical

Na estampa floral tropical há uma mistura de folhagens e flores tropicais. Normalmente elas são divididas entre floral botânico e floral frutado.

As estampas de florais botânicas têm cores intensas como laranja, amarelo e pink. E quase sempre são representadas com folhas de coqueiros e palmeiras.

Já a estampa floral frutada tem um toque de leveza e delicadeza. Nas estampas são utilizadas frutas tropicais com cores doces, as famosas candy colors, para representar o cítrico e o doce das frutas.

Conjunto Cropped e Saia Longa Estampado Verde Floral
Conjunto Cropped e Saia Longa Estampado Verde Floral
  • Floral abstrata

Aqui a forma abstrata toma conta. Apesar de haver flores e folhagens, na estampa floral abstrata elas não têm uma forma tão marcada, são mais borrões livres. Um lembrete à arte abstrata e telas artísticas cheias de expressões.

Macaquinho Estampa Floral Curto
Macaquinho Estampa Floral Curto

Como usar estampa floral abstrata?

Foi-se o tempo em que os modelos de estampas florais eram considerados românticos. Ao combinar outras peças e outras estampas é possível criar desde um look mais rock até um look mais clássico, do mais moderno ao mais sensual.

A dica para quem ainda está em dúvida de como usar uma estampa floral abstrata é: aposte em uma peça floral e outra mais sóbria. Sem estampa.

Blusinhas

O que acha de uma blusinha com estampa floral abstrata e por cima uma jaqueta jeans ou um blazer? E para terminar essa composição você pode usar uma calça jeans de lavagem clara ou escura. É uma opção certeira para quem não sabe como combinar estampa floral abstrata.

Vestidos e macacões

Looks de peças únicas como vestidos e macacões também são uma opção para se aventurar na estampa floral abstrata. Talvez essa seja a peça que mais dispõe de opções e modelos.

Calças

Outra opção é se aventurar nas calças. Apesar de ser menos utilizadas, se bem utilizada ela pode alcançar todos os estilos e passar a ideia de mais arrumadinho ao mais despojado.

Saias

A saia é uma outra peça em que você pode usar para explorar as estampas florais abstratas. Elas também podem ser utilizadas em qualquer ambiente, desde os mais sérios até os mais descontraídos.

Fundo das estampas

As estampas florais possuem duas tonalidades de fundo, escura e clara.

E é interessante que você saiba que o fundo claro com flores, principalmente as de tamanho médio e grande, pode ressaltar suas curvas.

Agora as estampas de florais com o fundo escuro tem um efeito contrário, o de “apagar” suas curvas. Então o fundo pode te ajudar a selecionar qual estampa floral é mais adequada para cada situação.

Bem, como você pode perceber, a estampa floral abstrata pode ser utilizada de mil maneiras. Por isso todas as versões de estampas florais são consideradas atemporais estão há anos nos looks de homens e mulheres, e mesmo assim elas não perdem sua essência.

Se você quer investir em looks para o verão, a dica de hoje é apostar nas estampas florais abstratas que fogem do óbvio, uns dos affairs eternos das passarelas, elas combinam com todos os estilos.

Quer ficar ainda mais por dentro da moda Primavera Verão? Então leia: Tendências primavera/verão 2020: conheça as novidades da moda!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.